Certamente uma das mais importantes duplas caipiras do Brasil. Responsáveis por resgatar o repertório folclórico de várias regiões e também por trazer canções da mpb para o gênero caipira, entre as interpretações mais conhecidas: "Cio Da Terra"(Milton Nascimento e Chico Buarque), Romaria (Renato Teixeira), Cuitelinho (Paulo Vanzolini), Vaca Estrela E Boi Fubá (Patativa Do Assaré).
Formada pelos irmãos José Ramiro Sobrinho e Ranulfo Ramiro da Silva, que quando pequenos trabalhavam na lida com a roça, a dupla se mudou para São Paulo em 1968 para tentar a sorte na música.
Em 1980 inscreveram-se no "Festival MPB Shell", da TV Globo, com a música "Que terreiro é esse?", de Xavantinho, que foi classificada para a final. Ganharam, em 1990, o Prêmio Sharp de melhor música (Casa de barro, de Xavantinho e Moniz) e melhor disco (Cantado do mundo afora). Em 1992, CDs Renato Teixeira e Pena Branca e Xavantinho – Ao vivo em Tatuí (Kuarup) recebeu o Prêmio Sharp de melhor disco e o Prêmio APCA.
A dupla encerrou sua carreira em outubro de 1999, com a morte de Xavantinho. Pena Branca continuou em carreira solo, mas no dia 8 de fevereiro de 2010, faleceu aos 70 anos, vítima de infarto.
A Dupla deixou para sempre sua marca na música brasileira, principalmente caipira, por ter uma das mais bonitas obras do gênero.
Valeu!!!
ResponderExcluir